Parque Guarapiranga no Socorro

Parque Guarapiranga - Socorro O Parque Guarapiranga no Socorro situa-se junto à represa de Guarapiranga - nome tupi-guarani que significa lagoa vermelha. A represa foi construída em 1908 pela São Paulo Trainway Light and Power Co. O projeto do parque foi elaborado pelo escritório Burle Marx e Cia. e tem a importante função de proteger a produção hídrica, minimizando a erosão e a sedimentação. Possui gramados, caminhos e recantos, abrigados por uma vegetação densa de mata nativa que desce até às margens da represa.

Infra–estrutura

Quiosques, churrasqueiras, trilha, quadras poliesportivas, playgrounds, sanitários, paraciclos, pista de cooper, bosque, quadra de campo, praia formada pela represa Guarapiranga.

Fauna

Apresenta um total de 52 espécies, sendo um réptil (o lagarto teiú), dois mamíferos e 49 de aves. Entre as aves destaca-se o maior passeriforme - o pavó, que se encontra em perigo de extinção no Estado de São Paulo -, o bonito-do-campo, exibindo as cores da bandeira nacional em sua plumagem, e a bela saíra-da-mata, endêmica de Mata Atlântica. Ocorrem outras aves endêmicas como periquito-rico, pica-pau-anão-de-coleira, arredio-pálido e pichororé. Exemplares de mamíferos como gambá-de-orelha-preta e ratão-do-banhado foram avistados.

Flora

A maior parte do Parque Guarapiranga é recoberta por um eucaliptal, entremeado por pequenos bosques com espécies remanescentes da Mata Atlântica, além de áreas ajardinadas. Podem ser observados exemplares de tamanqueiro, tapiá-guaçu, mandioqueira, guaçatonga, passuaré, angico, cabuçu, capororoca, camboatá e pau-de-tucano.

Parque Guarapiranga no Socorro
Estrada de Guarapiranga, 575 - Bairro Socorro - São Paulo - SP
CEP: 04911-005
(11) 5514-6332



  Sobre o EncontraSocorro
Fale com EncontraSocorro
Anuncie no EncontraSocorro
Cadastre sua Empresa no EncontraSocorro (grátis)



Termos EncontraSocorro | Privacidade EncontraSocorro


Bandeira da cidade de São Paulo