Sobre o Socorro



O Bairro Socorro esta localizado na região Sul de São Paulo. Outrora pertencente ao então município de Santo Amaro e região pantanosa, é hoje banhada Pela represa de Guarapiranga, onde ocorre a prática de esportes náuticos. Entre as duas represas, está localizado o Autódromo de Interlagos, onde é realizado o Grande Prêmio do Brasil, da Fórmula 1.

A região de Capela do Socorro, ao sul do Município de São Paulo, estende-se por uma vasta área abaixo dos canais dos rios Jurubatuba e Guarapiranga, limitando-se ao norte com a Subprefeitura de Santo Amaro através do Rio Jurubatuba; a leste com a Subprefeitura da Cidade Ademar e os Municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, separados pela Represa Billings; a oeste com a Subprefeitura de M'Boi Mirim, através do Rio e a Represa do Guarapiranga; e, ao sul, com a Subprefeitura de Parelheiros. É formada pelos distritos de Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, com uma superfície de 134 Km², que corresponde a 8,8% do território do município. Cerca de 90% de seu território está inserido em área de proteção aos mananciais responsáveis pelo abastecimento de 30% da população da região metropolitana de São Paulo.


A ocupação da Capela do Socorro está estreitamente relacionada à expansão e estruturação urbanas da Subprefeitura de Santo Amaro, à qual esteve administrativamente ligada até 1985.

Sobre épocas anteriores, existem informações de que esta região era habitada pelos índios tupis, que ocupavam também vários pontos da região sul do Brasil, além do litoral.



Já no século XX, os guaranis, sub-grupo tupi, no curso de seu processo migratório, chegaram a Parelheiros e lá se fixaram. Remanescentes desse núcleo são as duas aldeias existentes na área da Subprefeitura de Parelheiros - a de Curucutu e a do Morro da Saudade - e que reúnem cerca de 600 indígenas.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Socorro

Fonte: Wikipedia

Blog do Guia do Bairro do Socorro

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Sul

Cidade Dutra, Largo 13 de Maio, Parelheiros, Balneário São Francisco, Americanópolis, Cupecê, Vila Mascote, Granja Julieta, Chácara Santo Antônio, Santo Amaro, M'Boi Mirim, Jardim São Luis, Parque Indepêndencia e Jardim Ângela.

Dados Principais sobre o Socorro

População 36.691 hab. (2010)
Renda média R$ 1.707,44
IDH 0,896 - elevado
Subprefeitura Capela do Socorro - www.prefeiturasp.org
Região Administrativa Sul
Área Geografica 6

Vídeo sobre o bairro do Socorro
Veja mais vídeos sobre o Bairro do Socorro

Mapa Socorro - Ver outros: Mapa Bairros de São Paulo

 

Moradores ilustres do Socorro

 

   

  Sobre o EncontraSocorro
Fale com EncontraSocorro
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Socorro no Facebook siga o Encontra Socorro no Twitter Encontra Socorro no Google+


Termos EncontraSocorro | Privacidade EncontraSocorro